Uma introdução ao básico de SEO
Ele se concentra apenas nos resultados de pesquisa orgânica e não inclui a otimização pagas
CA otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é um processo de otimização do seu site com o objetivo de melhorar seus rankings nos resultados de pesquisa e obter mais tráfego orgânico (não pago).
A história do SEO remonta aos anos 90, quando os motores de busca surgiram pela primeira vez. Hoje em dia, é uma estratégia de marketing essencial e uma indústria em constante crescimento.
A otimização de mecanismos de pesquisa se concentra apenas nos resultados de pesquisa orgânica e não inclui a otimização de CPC. Tanto o SEO quanto o CPC fazem parte do Search Engine Marketing.

Os motores de busca são utilizados pelos internautas quando procuram algo.
E você quer fornecer a resposta para esse algo. Não importa se você vende um produto ou serviço, escreve um blog ou qualquer outra coisa, a otimização do mecanismo de pesquisa é uma obrigação para todos os proprietários de sites.
Para simplificar:
SEO são todas as ações que você faz para que o Google considere seu site uma fonte de qualidade e o classifique mais alto para as consultas de pesquisa desejadas.
Nota: Embora SEO signifique “otimização de mecanismos de busca”, com o domínio atual do Google, poderíamos simplesmente usar o termo “otimização do Google”.
É por isso que todas as dicas e técnicas deste guia são principalmente sobre o Google SEO, embora muitas coisas sejam universais e se apliquem à otimização para qualquer outro mecanismo de pesquisa.
SEO em poucas palavras
Você não precisa conhecer TODOS os fatores e os algoritmos exatos que o Google usa para classificar seu site. Mas você precisa cobrir os principais componentes do SEO para ter sucesso.
Uma maneira fácil de entender os 3 fatores mais importantes é imaginar uma tigela de sopa – a sopa SEO.

Existem três aspectos principais do SEO:
- Material técnico – A tigela representa todos os aspectos técnicos que você precisa cobrir (geralmente chamado de SEO técnico ou na página). Sem uma tigela adequada, não haveria nada para segurar a sopa.
- Ótimo conteúdo – A sopa representa o conteúdo do seu site – a parte mais importante. Conteúdo de baixa qualidade = sem classificações, é simples assim.
- Backlinks de qualidade – O tempero representa os backlinks que aumentam a autoridade do seu site. Você pode ter um ótimo conteúdo e um site perfeitamente otimizado, mas, em última análise, você precisa ganhar autoridade obtendo backlinks de qualidade – o último ingrediente para tornar sua sopa de SEO perfeita.
Mais pra frente, examinaremos todos esses aspectos do ponto de vista prático, hoje falaremos um pouco mais do panorama geral que você precisa conhecer.
Vocabulário útil
Assim que você começar a se aprofundar no SEO, você encontrará alguns termos comuns que tentam categorizar seus vários aspectos ou abordagens, a saber:
- SEO on-page (na págin) e SEO off-page (fora da página)
- SEO de chapéu preto e SEO de chapéu branco
Embora não sejam tão importantes do ponto de vista prático, é bom saber o seu significado.
SEO na página e SEO fora da página
Os termos SEO na página e fora da página categorizam as atividades de SEO com base no fato de você as realizar no site
SEO on-page (na página) é tudo o que você pode fazer no site – desde a otimização do conteúdo até os aspectos técnicos.
- Pesquisa de palavras-chave
- Otimização de conteúdo
- Otimização da tag de título
- Otimização do desempenho da página
- Vinculação interna
O objetivo é fornecer conteúdo e UX perfeitos enquanto mostra aos mecanismos de pesquisa sobre o que é a página.
Off-page SEO (fora da página) é principalmente obter backlinks de qualidade para mostrar aos mecanismos de pesquisa que seu site tem autoridade e valor. O link building pode envolver técnicas como:
- Blogue convidado
- Contato por e-mail
- Construção de links quebrados
O SEO fora da página também está intimamente ligado a outras áreas de marketing online, como marketing de mídia social e branding, que têm um impacto indireto na construção da confiança e da autoridade do seu site.
Lembre-se de que uma estratégia de SEO bem-sucedida consiste em atividades de SEO na página e fora da página.
SEO de chapéu branco X SEO de chapéu preto
Chapéus pretos e chapéus brancos têm sua origem em filmes de faroeste. Eles representavam bandidos e mocinhos.
Em SEO, os termos são usados para descrever dois grupos de SEOs – aqueles que aderem às regras estabelecidas pelas Diretrizes para webmasters do Google e aqueles que não o fazem.

Black hat SEO é um conjunto de práticas antiéticas (e geralmente com spam) para melhorar os rankings de um site.
Essas técnicas podem levá-lo ao topo dos resultados de pesquisa em pouco tempo, no entanto, os mecanismos de pesquisa provavelmente penalizarão e banirão o site mais cedo ou mais tarde.
White hat SEO, por outro lado, refere-se a todas as técnicas regulares de SEO que seguem as diretrizes e regras. É uma estratégia de longo prazo em que boas classificações são um produto secundário de uma boa otimização, conteúdo de qualidade e uma abordagem orientada ao usuário.
Embora os especialistas em SEO concordem que o “chapéu branco” é o caminho a seguir, existem opiniões diferentes sobre a aceitabilidade de várias técnicas de construção de links (incluindo a compra de links).
Trackbacks/Pingbacks