Select Page

O que é marketing e por onde começar?

Uma introdução para start-ups e proprietários de pequenas empresas

Vamos encarar, para o empresário médio, marketing é igual a promoção.

Marketing é o que você diz e como diz quando quer explicar como seu produto é incrível e por que as pessoas deveriam comprá-lo.

O marketing é um anúncio. O marketing é uma brochura ou comunicado à imprensa. E mais recentemente, o Marketing é uma página do Facebook ou uma conta do Instagram.

O marketing, para muitos é simplesmente vender em maior escala.

A realidade é que o marketing está situado na interseção da empresa e do cliente – o grande árbitro dos interesses próprios da empresa e das necessidades do comprador.

Definições rápidas

  • Em um nível fundamental, marketing é o processo de entender seus clientes e construir e manter relacionamentos com eles.
  • O marketing é a chave para o sucesso de uma organização, independentemente de seu tamanho.
  • Existem vários tipos e subtipos de marketing, digital e offline. Você deve determinar e buscar aqueles que funcionam melhor para você.
  • As equipes de marketing e vendas precisam ter uma abordagem unificada. A automação os ajuda a trabalhar com os mesmos objetivos.

Mas o que realmente é o Marketing?

Em alguma pesquisa me deparei comum desenho que tra interessantes definições e diferenças entre o marketing, o anúncio e o branding.

E algumas vezes acredito que o marketing tem um problema de marketing. Pergunte à maioria das pessoas o que é marketing e elas pensam em alguma forma de venda (eu sou ótimo e você deveria me escolher por causa do motivo A ou B) ou publicidade (compre nossas coisas e você terá uma vida melhor, ser mais atraente, ter mais sexo, atraia melhores parceiros, seja mais feliz.)

Enquanto a economia global se acomoda em um novo normal de dúvida consistente, o Marketing tem um problema de identidade, uma lacuna de percepção da marca, talvez até uma crise de confiança.

“O objetivo do marketing é conhecer e compreender o cliente para que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo.”

– Peter F. Drucker

O marketing não é sobre quem pode falar mais rápido ou negociar melhor. Trata-se de um profundo entendimento psicológico das necessidades do cliente. Steve Jobs tinha esse dom melhor do que quase qualquer exemplo. Henry Ford. Thomas Edison. Cada inovação na história do mundo combinou uma compreensão fantástica das necessidades humanas e a visão inovadora para entregá-la.

“Os negócios têm apenas duas funções – marketing e inovação.”

– Milan Kundera

Se os negócios são compostos de marketing e inovação, e o marketing envolve percepções profundas do cliente, então o marketing é tarefa de cada funcionário.

A mídia social apenas deixou este ponto dolorosamente claro: todo funcionário é uma extensão da marca. A marca serve para atender às necessidades do cliente e o negócio serve para inovar.

O marketing começa perguntando aos consumidores quem eles são, o que desejam e com o que se importam. O marketing começa com uma pergunta. O marketing não é “Sou um grande amante”. O marketing eficaz simplesmente pergunta “Como vai você?”

Marketing é uma conversa

Aprendi na faculdade que marketing é uma conversa. Marketing é a conversa que começa entre duas pessoas que não se conhecem bem. Boas conversas levam à compreensão de necessidades. E insights desse tipo de conversa levam a produtos incríveis entregues por meio de experiências envolventes com cliente. ISTO é marketing.

Quando encontro com um cliente que não conheço, faço perguntas. Tento conhecê-los. Tento entender seus sonhos, problemas e necessidades. Eu NÃO falo sobre mim a menos que haja um interesse genuíno da outra pessoa em aprender sobre mim também. Mas isso só vem de uma empatia verdadeira e autêntica. Tenho que realmente me preocupar com essa outra pessoa para ganhar sua confiança.

Esta conversa continua à medida que nos conhecemos melhor. E como as relações humanas, as marcas que continuam em conexões mais profundas são aquelas que parecem se importar mais com as outras pessoas do que com elas mesmas.

As marcas que conquistam mais clientes são aquelas que colocam seus clientes à frente de seu desejo de vender mais produtos.

Eles mostram aos clientes em potencial que estão interessados ​​em resolver problemas reais. Eles não apenas agem como se se importassem. Eles realmente se importam e provam isso na maneira como agem. Eles genuinamente procuram ajudar seus clientes a melhorar suas vidas por meio de seu conteúdo, sua experiência, sua paixão e, se tiverem sorte, por meio das coisas que vendem.

E, como na vida real e na interação humana comum, o Marketing significa que você tem que dar muito mais do que espera receber. Alguns dos grandes profissionais de marketing são professores apaixonados, que distribuem seus conhecimentos apenas na esperança de ajudar as pessoas. O benefício comercial é estabelecer confiança e construir um público de pessoas que acreditam em você para ajudá-las em momentos de necessidade.

Quando podemos escolher, compramos apenas de marcas que conhecemos, gostamos e em que confiamos.

Sua marca é mais do que o que você vende!

Ppara ser realmente eficaz, o marketing deveria começar com o foco em atender às necessidades do cliente. O marketing deve contar histórias, não vender produtos. É por isso que defino o marketing de conteúdo como o processo simples de responder às perguntas dos clientes.

O negócio vencedor torna-se conhecido e confiável como a marca que resolve os problemas do cliente ao longo da jornada do comprador.

Acredito que muitos de nós perdemos de vista esse compromisso, e é por isso que acho que em muitos negócios o marketing está quebrado. Há um grande elemento cultural nisso. Acredito que os executivos dentro da empresa precisam ser responsabilizados pela criação de uma cultura de conteúdo focado no cliente. Mas também cabe a nós, no marketing, recuar.

Eu sei que é preciso coragem. Sei que é difícil. Mas essa é a diferença entre o marketing que está quebrado e o marketing que funciona.

As marcas precisam voltar às suas raízes e criar experiências de marketing de conteúdo que os clientes queiram ler e compartilhar. Isso o ajuda a alcançar, envolver, converter e reter compradores que você nunca viu antes.

Tipos de Marketing

Para quem pensa que marketing é a mesma coisa que publicidade, nada poderia estar mais longe da verdade. A publicidade pode certamente ser uma pequena parte de um plano de marketing, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça. Na verdade, é possível trabalhar a partir de uma estratégia de marketing que não utiliza publicidade de forma alguma.

O marketing pode ser dividido em métodos marketing below the line (marketing abaixo da linha ou BTL), marketing above the line (marketing acima da linha ou ATL) ou digital. De forma generalizada marketing ATL consiste na publicidade “tradicional” em marketing impresso, rádio e televisão, já o BTL em participação em eventos como feiras, feiras e conferências. Também pode incluir marketing boca a boca.

A maioria das empresas sempre usou uma combinação de métodos de marketing ATL e BTL. No entanto, com a chegada do Digital o equilíbrio está mudando, voltando muitos esforços para esse último. Isso ocorre porque os consumidores estão gastando cada vez mais tempo online e o marketing digital oferece várias vantagens em termos de velocidade, eficiência e ROI.

Então, vamos dar uma olhada em alguns dos diferentes tipos de marketing digital que estão disponíveis para as empresas de hoje:

  • Marketing de conteúdo – Publicação de conteúdo em diferentes formas para construir o conhecimento da marca e desenvolver relacionamentos com os clientes. O marketing de conteúdo é geralmente considerado um tipo de marketing digital, mas também pode ocorrer offline. Exemplos de marketing de conteúdo incluem blogs, postagens em mídias sociais, infográficos e vídeos.
  • SEO (Otimização de mecanismos de pesquisa) – É o processo de otimizar o conteúdo do seu site para torná-lo mais visível para os mecanismos de pesquisa e atrair mais tráfego das pesquisas.
  • SEM (Marketing de busca) – também conhecido como pagamento por clique ou PPC, com este tipo de marketing, as empresas pagam para ter um link para seu site colocado em uma posição de destaque nas páginas de resultados de mecanismos de busca.
  • Marketing de mídia social – usando redes sociais como Facebook, Instagram e Linkedin para construir relacionamentos com os clientes existentes e alcançar um público mais amplo por meio do boca a boca digital.
  • E-mail Marketing– enviar comunicações regulares por e-mail para usuários que se inscreveram em sua lista para construir relacionamentos e impulsionar as vendas.
  • Remarketing – entrar em contato com clientes existentes ou potenciais depois que eles já tiveram uma interação com sua marca para fazer com que voltem ou se convertam em uma venda. Por exemplo, colocar um anúncio no feed do Facebook de um produto específico que eles consultaram em seu site.
  • Marketing de influência – usando indivíduos de alto perfil e muitos seguidores em canais de redes sociais para promover seu produto ou serviço.

Esses são apenas alguns exemplos dos tipos mais populares de marketing digital em ação atualmente. Cada um desses métodos pode ser dividido em vários outros tipos de marketing e, de fato, existem centenas ou milhares de tipos diferentes de marketing que cobrem canais online e offline.

Nenhuma empresa deve depender de apenas uma forma de marketing. Por outro lado, a menos que você seja uma empresa multinacional com orçamento e recursos praticamente ilimitados, também não é possível lidar com todas as diferentes formas de marketing.

Para formar uma estratégia de marketing eficaz para seu negócio individual, você deve selecionar os tipos de marketing que serão mais eficazes para você e formular um plano no qual eles sejam integrados em uma estratégia mestre.

– Fonte: On Top Visibility

Sua empresa precisa de uma estratégia de marketing?

É comum para pequenas empresas em particular subestimar a importância do marketing. No entanto, é indiscutível que toda empresa precisa de marketing para ter sucesso. Afinal, como você venderá seus produtos e serviços se ninguém souber deles?

Esse mal-entendido sobre a importância do marketing muito provavelmente deriva da confusão em torno de “marketing” como um termo em primeiro lugar. Se você estava se perguntando “o que é marketing, afinal?” ou pensando que é a mesma coisa que publicidade, é compreensível que você esteja relutante em dedicar orçamento e recursos a uma estratégia de marketing.

É verdade que algumas empresas obtiveram muito sucesso sem usar publicidade.

A empresa de câmeras GoPro é um exemplo de marca que foi lançada sem publicidade. Em vez disso, eles confiaram no poder do marketing de mídia social e na compreensão das motivações dos clientes para produzir um produto que os clientes desejassem ativamente promover. A conta GoPro Instagram ainda é composta principalmente de conteúdo gerado pelos usuários.

Conforme discutido anteriormente, o marketing não é apenas promoção. Em vez disso, trata-se de aprender e compreender mais sobre seu cliente. Sua estratégia de marketing o ajudará a descobrir exatamente a quem você está servindo e como você pode alinhar seus planos de negócios com as necessidades do cliente. Isso não só resultará em clientes mais felizes, mas também gerará receita e garantirá que você esteja seguindo na direção estratégica certa para o crescimento de curto e longo prazo.

Como desenvolver uma estratégia de marketing

Desenvolver uma estratégia de marketing eficaz não é uma tarefa rápida e fácil, mas os princípios básicos podem ser divididos em algumas etapas principais:

  1. Identifique seus objetivos – o que você deseja que seu negócio alcance a curto e longo prazo? Isso pode incluir números de vendas específicos, mas também considere fatores como aumentar o conhecimento da marca e sua presença nas redes sociais.
  2. Pesquisa de mercado e identificação de seus clientes – aprenda o máximo que puder sobre seus clientes. Quem são eles e o que querem e precisam?
  3. Análise da concorrência – o que seus concorrentes estão fazendo em termos de marketing? Quais produtos eles estão vendendo e como estão interagindo com seus clientes?
  4. Identifique sua USP (proposta única de venda) – o que você está fazendo que o torna uma escolha melhor do que seus concorrentes? Como seu marketing reforçará a mensagem de sua marca?
  5. Escolha seus canais de marketing – a maioria das empresas opta por uma combinação de estratégias online e offline. Novamente, isso se resume a compreender o seu público – onde eles passam o tempo? Em quais plataformas eles provavelmente confiarão mais?
    Embora sua estratégia de marketing estabeleça os objetivos gerais e a direção de suas atividades de marketing nos próximos meses e anos, seu plano de marketing fornecerá os detalhes das atividades reais que você realizará para atingir esses objetivos.

Seja sua empresa uma pequena startup ou uma organização global – Tanto sua estratégia de marketing quanto seu plano de marketing são a chave para seu sucesso a longo prazo!