Select Page

Marketing de Conteúdo, o que é?

Conteúdo útil deveria estar no centro do seu marketing

O marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar a ação lucrativa do cliente.

Então, em vez de lançar seus produtos ou serviços, você está fornecendo conteúdo realmente relevante e útil para seus clientes em potencial e clientes para ajudá-los a resolver seus problemas.

O marketing de conteúdo é bom para seus resultados – e seus clientes

 

Specifically, there are four key reasons – and benefits – for enterprises to use content marketing:

 

  • Aumento das vendas
  • Redução de custos
  • Clientes melhores que têm mais fidelidade
  • Conteúdo como centro de lucro

O conteúdo é o presente – e o futuro – do marketing

 

Volte e leia a definição de marketing de conteúdo mais uma vez, mas desta vez remova o relevante e valioso. Essa é a diferença entre o marketing de conteúdo e o outro lixo informativo que você recebe de empresas que tentam vender “coisas”.

As empresas nos enviam informações o tempo todo – só que na maioria das vezes não são muito relevantes ou valiosas (você consegue dizer spam?). É isso que torna o marketing de conteúdo tão intrigante no ambiente atual de milhares de mensagens de marketing por pessoa por dia.

 

Existem tantos tipos de marketing de conteúdo quanto tipos de conteúdo – muitos para cobrir aqui. Minha intenção é dar a você uma introdução ao marketing de conteúdo e fazer você pensar como um profissional de marketing de conteúdo para que você veja as oportunidades ao seu redor. Em breve você terá 50 ideias de marketing de conteúdo todos os dias.  Aqui estão cinco exemplos para ajudar sua mente a começar a se familiarizar:

 

    1. Infográficos. Geralmente, são gráficos longos e verticais que incluem estatísticas, tabelas, gráficos e outras informações. Se você precisar de alguns exemplos, aqui estão 197 infográficos sobre o tema marketing de conteúdo com curadoria de Michael Schmitz , chefe do Content Lab da Publicis, Munique. Os infográficos podem ser eficazes porque, se forem bons, podem ser divulgados nas mídias sociais e postados em sites por anos. Você pode obter um infográfico projetado profissionalmente.
    2. Paginas web. Qual é a diferença entre uma página da web normal e uma página da web que é marketing de conteúdo? Considere o Guia do Iniciante para SEOEssa é a diferença entre simplesmente colocar conteúdo em seu site e marketing de conteúdo.
    3. Podcasts. Michael Hyatt, autor do livro best-seller Platform: Get Noticed in a Noisy World (Plataforma: Seja Notado em um Mundo Barulhento), pratica o que prega. Seu podcast “This is Your Life” (Essa é a Sua Vida) é baixado 250.000 vezes por mês. Como Hyatt elabora em sua postagem no blog 4 razões pelas quais você deve considerar lançar seu próprio podcast , “Um podcast oferece visibilidade em um mundo completamente diferente – principalmente o iTunes. Muitas pessoas novas dizem que nunca ouviram falar de mim até me encontrarem no iTunes.” Hyatt dá informações e conselhos valiosos em seu podcast – tudo de graça. Mas esse podcast leva a mais vendas de seus livros, inscrições para seus cursos e pedidos para ele como palestrante.
    4. Vídeos. Gary Vaynerchuk é um mestre em marketing de conteúdo usando vídeo online, basta dar uma olhada em seu canal no YouTube . Ele começou a criar vídeos para promover a loja de vinhos de sua família e, através desses vídeos e outros marketing on-line, ele a transformou em um império de US$ 45 milhões. Vídeos e podcasts são uma forma amplamente inexplorada de marketing de conteúdo para pequenas empresas porque as pessoas pensam que é caro e difícil. Mas com a queda do custo de equipamentos de nível profissional, criar conteúdo de áudio e vídeo de alta qualidade é mais fácil do que nunca. O marketing de conteúdo de vídeo amador tem sido usado para vender eletrodomésticos, lançar novos produtos odontológicos, aulas, cursos e até mesmo comercializar serviços de consultoria de vistos. Que vídeo você poderia lançar para sua empresa e que poderia mudar sua sorte da noite para o dia? Pode ser mais fácil do que você pensa.
    5. Livros. Assim como os filmes, as pessoas geralmente pensam que os livros se vendem, mas os profissionais de marketing experientes não vendem livros apenas para vender livros, vendem livros como ferramentas de marketing. O manual de vendas de Michael Port Book Yourself Solid é uma ótima leitura para empreendedores, vendedores e profissionais de marketing e, embora eu tenha certeza de que Port gosta de vender seu livro, o livro é uma ferramenta para atrair clientes para seus serviços de coaching e palestras. Embora com a autopublicação seja mais fácil do que nunca publicar um livro, ainda há a percepção de que é difícil e que apenas profissionais conceituados podem publicar um livro de negócios. Publique o seu próprio e, mesmo que as pessoas não o leiam, você ainda poderá usá-lo como uma forma de marketing de conteúdo toda vez que for apresentado como “Autor de…”

    Por que marketing de conteúdo?

    Talvez mais importante do que entender o que é marketing de conteúdo é entender por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio. Primeiro, precisamos entender as quatro etapas do ciclo de compra:

    1. Conhecimento. Antes da conscientização, um cliente pode ter uma necessidade, mas não sabe que existe uma solução.
    2. Pesquisa. Quando um cliente estiver ciente de que existe uma solução, ele fará pesquisas para se informar. Por exemplo, um comprador de carro tentará descobrir quais tipos diferentes de carros existem e qual deles atenderá às suas necessidades.
    3. Consideração. Nesse ponto, o cliente começa a comparar diferentes produtos de diferentes fornecedores para ter certeza de que está adquirindo um produto de alta qualidade a um preço justo.
    4. Comprar. Por fim, o cliente toma sua decisão e avança com a transação.

    O marketing de conteúdo também oferece benefícios adicionais, pois oferece suporte a outros canais de marketing digital. Ele fornece conteúdo adicional para marketing de mídia social e contribui para os esforços de SEO, gerando links de entrada naturais e criando um bom conteúdo em seu site que é encontrado nos mecanismos de pesquisa. Na verdade, para muitas empresas, a maior parte de seus esforços de SEO deve ser focada no marketing de conteúdo.

    Vamos Começar!

    Existem muitas empresas que oferecem serviços de marketing de conteúdo, muitas vezes combinados com SEO ou PR. Se você está simplesmente ocupado demais para fazer isso sozinho e não está pronto para gerenciá-lo internamente, contratar uma empresa pode ser sua melhor opção. Mas se você quiser entrar e fazer seu próprio marketing de conteúdo, a maneira mais fácil é começar a blogar. Provavelmente será difícil no começo, mas quanto mais você fizer, melhor será. Seguindo dicas de sites como o Copyblogger , você aprenderá rapidamente como criar conteúdo para seu site ou blog que envolverá os leitores e os transformará em clientes ou clientes. Mas, embora uma escrita tecnicamente boa e os títulos certos possam ajudar, não é a chave para criar um ótimo conteúdo que é a melhor forma de marketing de conteúdo.

    Como posso aprender mais?

    Leia o excelente livro Marketing de Conteúdo Épico de Joe Pulizzi.